27 de mai de 2010


Bombogira
A Síntese do Proíbido”
AS SENHORAS DA MAGIA E SEDUÇÃO

Considerada como o Exu Mulher, assim como os demais deuses afro-negros, assume uma bissexualidade que se apresenta na própria concepção do mito. A predominancia dos aspectos femininos. Nas tradições do Culto passou a se chamar de Pomba-gira, assumindo variantes nomes, formas e classificações.  É a síntese social da mulher que, por excelência, se rebela aos padrões e normas convencionais. É a impulssividade da comunicação, outro aspecto bem marcante do mito sobre Exu. É um símbolo do amor, da sedução e da liberdade. É bombogira a verdadeira personagem poderosa sabedora da magia. Ora loura, ora morena, mulata, ruiva e raramente negra. Muito reverenciada  e procurada nas casas de Culto pelo publico feminino. Exerce um grande papel também como a grande companheira do conjunto de Exus ( servidores da espiritualidade). Possuidoras de muita vaidade e sedução, que encanta a todos e deixa sempre um ar de mistério em seus trabalhos. Gosto refinado por perfumes, flores especialmente as rosas vermelhas, acessórios em ouro, cigarrilhas, roupas de cetim e principalmente as bebidas como espumantes e licores. Sorriso escancarado e debochado, ocultando nele seu desejo de triunfar onde muitos já desistiram. Seu local de domínio são as encruzilhadas em forma de um T, fora do perímetro urbano. Abaixo algumas das mais tradicionais do culto.   " LAROIÊ BOMBOGIRA".

AS SENHORAS DA NOITE
MARIA PADILHA

O MITO - A legítima Maria Padilha, rainha dos sete reinos, adora contar que quando viva, não conseguia manter seus maridos vivos além da lua-de-mel. Entre gargalhadas ela conclui que deita com o esposo e amanhece viúva, os pobrezinhos morrem de enfarto, e não aguentam sua orgia sexual. Conta a lenda que ela teve sete reis como maridos. Por isso é dona de sete reinos, sete caminhos, sete territórios por onde ela transita, para fazer seus trabalhos e receber suas oferendas.

        MARIA MULAMBO   

A  CIGANA

A DAMA DA NOITE

A MISTIFICAÇÃO - infelizmente a mistificação é muito comum nas casas de culto, pois nem todos os dirigentes, observam com atenção seus ocupantes. Eu como já fiz parte desse meio. Presenciei muitas vezes cenas de bebedeiras de algumas mulheres, pois se estivessem com suas Bombogiras, jamais ficariam bêbadas. Isso é uma vergonha aos integrantes da religião que trabalham com seriedade.

SETE SAIAS
“LaroiêBombogira”

10 comentários:

  1. De forma interessante, clara, você retrata as entidades espirituais, fazendo com que seus leitores sintam vontade de se aprofundar ainda mais na historia de cada uma delas. Não tinha nenhuma ligação, não tinha nenhum entendimento, mas ja sentia a presença, até então desconhecida, até saber que de fato existe uma poderosa entidade que esta muito presente na minha vida. Hoje me sinto mais tranquila em relação, respeito muitíssimo e não me sinto sozinha. O melhor de tudo é saber que elas são tão humanas em sua essencia e que tudo que elas viveram e vivem esta muito proximo de nós o que as tornam ainda mais reais. Eu me sinto muito bem com a presença, aprendo muito e não nego que admiro muito a personalidade. De tudo que li e ouvi sobre as entidades femininas nada me fez ter opinião contraria ou não admirar e querer ter um pouquinho delas. Enfim nunca tive o prazer de ver a não ser assim simbologicamente mas tenho certeza que pelo menos uma deve ser belíssima.
    Todas elas tem minha total admiração e respeito. Me identifico de verdade!

    ResponderExcluir
  2. Mandei a mensagem domingo, 20 de fevereiro de 2011 19:21
    Sou do sexo feminino loira pele clara me Identifico muitissimo com a 1° de vermelho Lebara. Foi o nome que ouvir do medium que conversei. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Caras visitantes anônimas! Sou grata pelos comentários e com certeza cada uma de nós temos uma dessas personalidades manifestadas interiormente. Coloco minhas opiniões num contesto mais ciêntifico, nesta nova era a evolução espiritual está caminhando cada vez mais por um mundo melhor, e com certeza estas mesmas personalidades estão atuando em benefício dos que realmente trabalham com honestidade, sem mistificar e seriedade, ajudando aos que precisam alcançar um caminho de Luz. Muito Axé a vocês.

    ResponderExcluir
  4. quando leio sobre a nossas limndas mulheres me encanto muito mais nao sou feito mais tenho um apreço imenso pela religiao ...amo maria padilha ...amo dama da noite ..e sou adimirador ..nato de yansa...e lebra sem comentarios ....amo entrar nesses blog e tirar minhas duvidas....espero um dia ter uma postura mais firme ...de poder deixar um comentraio mais claro ...sobre essa religiao ..tao linda e repeitadda .....muito obrigado por exclarecerem historias tao lindas quanto ...mil bk=jos

    ResponderExcluir
  5. Bessa! muito obrigado pelo comentário e seja sempre bem vindo! Muito Axé.

    ResponderExcluir
  6. com certeza as pamba gira saum uma entidade que merece tdo respeito
    axe

    ResponderExcluir
  7. para kem nao as conhecem sao espiritos ou mulherer comuns mas para kem as conheci assim como eu nao sao so mulheres sao guerreiras,poderosas q tem seu proprio brilho,q nem uma estrela sedutoras lindas admiro muito essas mulheres tenho a bencao de conviver um pouco com elas mim isnpiro muito nelas BOMBOGIRA-minha estrela,MARIA PADILHA-minha protetora,MULAMBO minha mae, essas sao as pricipais mulheres q convivo mas todas as outras, sete saia, cigana axistem varias tbm fasem parti da minha vida adimiro-as e amo-as

    ResponderExcluir
  8. minha na morada e de lebara e tem a dama d anoite

    ResponderExcluir
  9. muito bom adoro todas elas ,e são todas minha mulheres

    ResponderExcluir
  10. Todas são lindas e guerreiras, com personalidades fortes, simbolo do amor e da sedução

    ResponderExcluir

ESPERO QUE TENHA GOSTADO DAS INFORMAÇÕES DO BLOG, ENTÃO DEIXE O SEU COMENTÁRIO E MUITO AXÉ.